domingo, 26 de julho de 2015

Governo do ES não tem mais previsão para implantação do BRT

26/07/2015 - G1 ES

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A conclusão das obras do BRT, corredor exclusivo para ônibus na Grande Vitória, não tem mais previsão para este mandato, segundo o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli.

O BRT foi anunciado como grande promessa de melhorar a mobilidade urbana na região Metropolitana de Vitória pelo governo passado de Paulo Hartung e pelo de Renato Casagrande. O secretário já havia prometido que em janeiro que a obra seria prioridade, mas agora o cenário mudou.

A razão é a tão dita crise econômica enfrentada pelo país e pelo estado. Carnelli explicou que o projeto dependeria de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de uma contrapartida do estado, que neste momento não tem condições.

"O anúncio do projeto pressupunha um investimento de mais de R$ 700 milhões, dos quais R$ 200 milhões seriam a contrapartida do governo. Hoje esses R$ 200 milhões não existem", disse o secretário em referência a anúncio do projeto feito em outubro de 2013.

Em abril, o governo não definiu quando o BRT estaria efetivamente funcionando, mas garantiu que priorizaria a adequação de vias de acesso com a infraestrutura necessária à implantação da primeira fase do projeto.

Na sexta-feira (24), o secretário afirmou que estão garantidas algumas dessas obras, mas descartou os corredores exclusivos. "Daquele conjunto do BRT estamos colocando coisas que vão melhorar a mobilidade e que vamos fazer nesse período de quatro anos", disse Carnelli.

Uma dessas obras será em Vitória, com intervenções viárias no Portal do Príncipe para eliminar retenção de tráfego na região da Ilha do Príncipe e da Vila Rubim. Outra obra em Vitória é a construção de um túnel sob o morro de Monte Belo para que a Avenida César Hilal tenha continuidade até a Avenida Vitória, após a Fábrica de Ideias.

A terceira obra é em Carapina, na Serra, onde vai ser construída uma passagem subterrânea de veículos, entre o viaduto da Vale e a descida do Aeroporto de Vitória, para acesso à Avenida João Palácio, o que elimina o cruzamento com o semáforo.

As obras priorizadas estão estimadas em R$ 319,5 milhões, que utilizarão recursos do BNDES e do Estado. O orçamento prevê também intervenções na Terceira Ponte.

Outra obra também prevista no BRT e que continua em andamento é o da ampliação da Avenida Leitão da Silva, em Vitória, com custo de R$ 125 milhões.

O que está previsto

Obra

Etapas

A empresa que vai desenvolver o projeto das obras do Portal do Príncipe será contratada até outubro de 2015.

Projeto

Deve estar pronto em maio de 2016.

Início e conclusão

Início previsto para novembro de 2016 e conclusão para junho de 2018.

Vias

Serão construídos 3,5 quilômetros de vias com o novo projeto.

Histórico

Portal

A proposta de intervenção do Portal do Príncipe existe desde 2008, ano em que a obra foi prometida para 2012. A ordem de serviço da primeira etapa da obra foi liberada em julho do ano passado. Chegou a ser suspensa pela Justiça mas depois foi liberada.

O que já mudou na região

Obra

A obra iniciada ano passado previa um viaduto saindo do Porto de Vitória, mas que acabou sendo cancelado.

Prédio

Três prédios foram desapropriados e demolidos no ano passado para dar lugar às obras do projeto hoje cancelado.

Corte

Árvores ao lado do viaduto próximo à Rodoviária foram derrubadas no ano passado para receberem as obras do Portal do Príncipe.

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