terça-feira, 30 de março de 2010

Novo Terminal Carapina ficará às margens da BR101


22/03/2010 - 11:41
 
Uma área de 41.186m², localizada no bairro Eurico Salles, na Serra, será desapropriada para a instalação do novo Terminal Urbano de Integração de Carapina. O decreto foi publicado no Diário Oficial na última sexta-feira, 19 de março. A construção do Terminal Carapina nas margens dos eixos viários BR101 Norte e Avenida João Palácio substituirá a proposta anterior de ampliação e reforma das atuais instalações, que ficam entre a Rodovia Norte Sul e as ruas Carioca e Homero Pimentel Lopes.

A decisão de alterar a localização tem o objetivo de adequar o terminal aos projetos de mobilidade urbana desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop), para dar mais qualidade ao transporte coletivo, por meio da implantação de corredores exclusivos para ônibus no sistema viário e da utilização de ônibus de maior capacidade, como os articulados, que transportam de 130 a 150 passageiros e biarticulados, com capacidade para transportar até 270 passageiros (os convencionais transportam, em média, 85).

Para otimizar a implantação dos corredores exclusivos é indispensável o posicionamento de terminais e estações de embarque em linha, o que oferece vantagens econômicas, operacionais e conforto, permitindo mais possibilidades de soluções na programação e melhor aproveitamento dos equipamentos, contribuindo para um uso mais racional do sistema, redução de custos e melhoria na qualidade do serviço oferecido ao usuário.

A diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Denise Cadete, explica que a integração à rede de corredores e a circulação desse tipo de veículo não seria possível no terminal atual, mesmo que a estrutura passasse por obras de ampliação. “O Terminal Carapina se encontra desalinhado em relação ao corredor da BR101, em uma área saturada, onde não há espaço físico para a construção de faixas exclusivas nem circulação de veículos de grande porte. Se insistíssemos em mantê-lo naquela área, estaríamos criando um problema, em vez de buscar uma solução”, avaliou.

A nova localização possibilitará entradas e saídas rápidas, melhor acesso às vias laterais e às rodovias que interligam os bairros do município de Serra, mais mobilidade dentro da rede de transporte.

Vista Panorâmica

O novo Terminal Carapina ficará localizado em uma área privilegiada e terá vista panorâmica para o mar, para o morro Mestre Álvaro, para o Aeroporto de Vitória e para o Convento da Penha e ficará localizado ao lado de um shopping center que está atualmente em construção no bairro Eurico Salles.

A área a ser desapropriada tem, aproximadamente, 41.000m² e deverá ter uma área construída de 30.000m². O terreno onde atualmente se encontra o Terminal Carapina possui pouco mais de 11.000 m².

A Ceturb-GV elaborou um estudo de viabilidade e um projeto preliminar para avaliação da possibilidade da instalação de um terminal na região, mas o projeto executivo que irá basear a construção do novo terminal será contratado por meio de licitação pública. O processo de desapropriação será conduzido pela Setop.

Bairros diretamente beneficiados

Bairro de Fátima, André Carlone, José de Anchieta, Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, Chácara Parreiral, Hélio Ferraz, Jardim Carapina, Bicanga, Manguinhos, Carapina, Manoel Plaza, São Geraldo, CST, Boa Vista, Central Carapina, Parque de Exposições Carapina, Carapina Grande, Sossego, São Diogo, Novo Horizonte, Oceania, Praia de Carapebus, Vista da Serra, Planalto Serrano e Campinho da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário