segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Setop lança proposta do BRT Grande Vitória com palestra do urbanista Jaime Lerner

06/05/2010  - Setop -  Transportes e Obras Públicas


Fotos: Romero Mendonça/ Secom

O objetivo do evento foi ampliar o debate sobre novas alternativas para o desenvolvimento da mobilidade urbana na Grande Vitória.
A Secretaria dos Transportes e Obras Públicas realizou, na manhã desta quinta-feira (06), o lançamento da proposta do BRT Grande Vitória, projeto de corredores exclusivos para ônibus que será implantado nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.

O evento aconteceu no Centro de Convenções de Vitória e, além do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, contou com a presença da subsecretária de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici, da presidente da GVBus, Simone Chieppe, do presidente da Fetransportes, Luiz Vagner Chieppe, dos prefeitos da Serra, Sérgio Vidigal, e de Vila Velha, Neucimar Fraga, e do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que foi o palestrante. Entre as autoridades presentes, secretários de estado, deputados e prefeitos do interior.
Lerner – que é ex-prefeito de Curitiba, ex-governador do Paraná e, recentemente, foi considerado um dos 25 pensadores mais influentes do mundo, pela revista americana Time – falou sobre “Sistemas BRT, seu Papel na Mobilidade Urbana e na Estruturação das Cidades”.
Jaime Lerner
O objetivo do evento foi ampliar o debate sobre novas alternativas para o desenvolvimento da mobilidade urbana na Grande Vitória. Após a palestra de Lerner, os estudantes de arquitetura, que lotaram o Salão Fonte Grande A, puderam esclarecer dúvidas sobre o projeto com Jaime Lerner.
“O BRT Grande Vitória é um projeto de longo prazo, que vai demorar para entrar em funcionamento pleno. O Jaime Lerner é um desbravador nesta área e sua presença aqui hoje vai servir para nos ajudar a desenvolver o projeto, mostrando alternativas que foram implantadas, por ele, em Curitiba”, disse Neivaldo Bragato.
“Temos uma dificuldade maior que as outras cidades onde o BRT foi implantado, pois o nosso sistema vai abranger quatro municípios. Mas também temos vantagem, pois já temos o Sistema Transcol implantado, operando com 10 terminais de ônibus, que transportam mais de 600 mil usuários por dia”, complementou Bragato.
Segundo a subsecretária Luciene Becacici, para o sistema funcionar é preciso que os motoristas se conscientizem e dêem prioridade ao transporte coletivo.
“A frota de carros cresce a cada dia gerando congestionamentos e desconforto à população, que tem a mobilidade prejudicada. Quando o BRT for implantado na Grande Vitória, os motoristas devem deixar seus carros em casa e usar o transporte coletivo, que passará a ser pontual e confortável, visto que terá uma via exclusiva e várias tecnologias envolvidas para garantir a pontualidade”, disse Luciene.
Jaime Lerner comparou os diferentes tipos de transporte. “Não existe um sistema ideal. O BRT é o mais barato e de implantação mais fácil. O segredo é jamais tentar competir modais. Eles devem ser complementares e integrados”
Lerner também falou sobre a importância do BRT, sua abrangência pelo mundo, e da experiência bem sucedida em Curitiba.
“Quando começamos em Curitiba, em 1974, havia a dúvida: o sistema vai funcionar? Hoje o nosso BRT já tem 36 anos e está sendo implantado em 81 cidades do mundo. Naquela época, Curitiba tinha 700 mil habitantes e existia a ideia de que, quando chegássemos a um milhão, deveríamos implantar o metrô. Foi então que nasceu o BRT de Curitiba”.
O BRT
Hoje, o mundo desenvolvido prioriza o transporte coletivo urbano que, a exemplo da Grande Vitória (que inclui, neste caso, as cidades de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica), é responsável por 70% das viagens realizadas todos os dias.

Por isso, dando continuidade ao Programa Estadual de Mobilidade Urbana, no qual já foram investidos mais de R$ 800 milhões, o Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais, se propõe a realizar uma ampla modernização no transporte coletivo urbano, implantando na região metropolitana, o sistema mundialmente conhecido como BRT.

Mais que um corredor exclusivo para ônibus, o BRT é um sistema de elevada capacidade de transporte, operando com veículos modernos e prestando serviços de alta qualidade, com rapidez, pontualidade, conforto e eficiência operacional.

É um sistema “inteligente” que agrega a rapidez e a pontualidade dos metrôs à flexibilidade e economia dos sistemas de ônibus tradicionais. Com 52 quilômetros de extensão na Grande Vitória, o trecho prioritário percorrerá as vias onde há o maior volume de congestionamentos e por onde circulam as linhas troncais.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação/Setop
Adriano Pimenta
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