quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Usuário de ônibus da capital já pode saber horário que coletivo passará no ponto

20/10/2010 - ES Hoje Beta - Dalila Travaglia 

O Ponto Vitória poderá ser consultado pela internet ou por telas intaladas nos pontos

A partir desta quarta-feira (20), o usuário do transporte público coletivo de Vitória poderá controlar através da internet e de telas indicativas o horário em que o ônibus vai passar em cada ponto. A novidade é denominada Ponto Vitória, e o município será a primeira capital brasileira a adotar o serviço em tempo real.

A consulta, pela internet, poderá ser feita de qualquer lugar e a qualquer hora, com dados do sistema de monitoramento da frota que compões o serviço municipal de tranposrte coletivo. A previsão dos horários é obtida por meio de GPS instalado em todos os veículos das linhas municipais. A iniciativa do sistema é da secretaria de Transporte e Infraestrutura Urbana (Setran).

De acordo com o secretário Fábio Damasceno, uma das maiores vantagens é a segurança e programação da viagem. "Tem linhas com intervalo de saída de uma para outra com oito minutos, outras com menos demanda de 30 minutos. A partir do sistema você vai programar a viagem, ficando menos tempo nos pontos. Além da segurança, uma vez que você fica menos exposto. Melhora o conforto e confiabilidade do sistema", explica o secretário da Setran.

Além do acompanhamento pela web, também será possível o controle através de polos geradores de tráficos, como existe em aeroportos. São televisosres instalados em pontos de maior movimento, com o horário de chegada e saída de cada ônibus. Por enquanto, apenas no ponto em frente a Prefeitura de Vitória é possível encontrar a tela. No futuro estima-se a instação nos pontos de maior fluxo de usuários e veículos, como shopping e rodoviária.

Como funciona?
Inicialmente o usuário precisará identificar o ponto de parada de seu interesse. Para isso existe opções de consulta pelo número de identificação do ponto, pelo bairro, nome da rua ou até mesmo por uma referência. A partir da seleção do ponto de ônibus, o sistema exibirá os tempos estimados de passagem dos próximos ônibus pela parada selecionada. www.vitoria.es.gov.br/pontovitoria.

As estimativas de tempo de espera têm alto grau de acerto. De acordo com o secretário, o sistema está redondo, mas poderá gerar atrasos (margem de erro) de dois a três minutos. A previsão correta dos horários de ônibus pelo serviço Ponto Vitória poderá sofrer interferência e apresentar falhas em virtude de alterações repentinas nas condições de fluidez do trânsito. Por exemplo, acidentes, início de obras nas vias públicas, desvio e aumento anormal do fluxo de veículos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário